Histórico

I E-TIC

O I E-TIC teve por objetivo reunir pesquisadores, docentes e profissionais que atuam na área de educação, mais especificamente no entrelaçamento desta área com as tecnologias de informação e comunicação, para conhecerem e debaterem experiências e/ou processos que estão sendo implantados pelas instituições que representam.

O I E-TIC realizou-se nos dias 4 e 5 de novembro do corrente ano e foi organizado pelos docentes da linha de pesquisa, que iniciaram o encontro apresentando os estudos que estão se desenvolvendo no ano de 2003.

Ao final da manhã, procedeu-se o lançamento do livro Educação Online, organizado pelo professor Dr. Marco Silva.

No dia 4 de novembro, apresentaram-se duas mesas-redondas: a primeira se apresentaram as Instituições do Ensino Superior: UNIRIO – Denise Sardinha, UFRJ – Mirian Struchiner e UCP – Lígia Silva Leite; a segunda teve a participação de representantes das propostas oficiais Iolanda Lopes de Almeida – Proinfo e Rosa Helena Mendonça – TV ESCOLA.

No dia 5 de novembro, pela manhã foram apresentados os artigos e atividades desenvolvidos pela ABED- Laura Coutinho, CDI – Liliane Leroux e ENSP – Elomar Vieira Castilho. Na parte da tarde,  na mesa redonda Instituições de Ensino Superior , estiveram presentes: Aluízio Belisário, UFRJ – Marcelo Bairral e PUC – Gianna Oliveira Roque; finalmente pudemos presenciar a apresentação de três dissertações defendidas neste semestre, Renata Biscaia, Rosane Fernandes e Vicente Eudes . O I E-TIC contou com 40 participantes e alunos.

II E-TIC

No ano de 2004 ocorreu o II E-TIC, organizado pela linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, no campus Centro I, da Universidade Estácio de Sá, tendo como objetivos: (a) debater perspectivas e desafios das TIC  na educação e na cibercultura, (b) promover um espaço de troca entre diversas instituições que trabalham com as TIC na Educação e (c) difundir produções acadêmicas recentes da linha de pesquisa TIC nos processos educacionais.

A abertura do evento, no dia 3 de novembro de 2004, foi realizada pelo Professor José Armando Valente (UNICAMP/PUC-SP) sobre o tema Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais. Na parte da tarde, foi realizado um painel que contou com os seguintes professores: Marcos Elia (NCE/UFRJ), Marcelo Bairral (UFRRJ), Raquel Goulart Barreto (UERJ), Gianna Oliveira Roque (PUC) e Elomar Castillo Barilli (FIOCRUZ/Pólo ABED/Rio).

No dia 4 de novembro, o evento apresentou pela manhã as palestras dos professores Paulo Vaz (Eco/UFRJ) e Moja Rajji (Eco/UFRJ), com o título Crítica das TIC na Cibercultura. À tarde, tivemos um painel com Dissertações recente sobre Educação e TIC, do qual participaram os seguintes mestres da Estácio: Eleonora Guimarães Melo, Fred Ferreira dos Santos e Maria Cely Lyrio, além do recém-doutor Samuel Bueno da UERJ. Contamos com a presença de 60 participantes.

III E-TIC

Conforme nos anos de 2003 e 2004, nos dia 5 e 6 de outubro de 2005 ocorreu o III E-TIC ,  no campus I, da Universidade Estácio de Sá, tendo como tema As Políticas de Inclusão Digital e a Formação de Professores. A conferência de abertura foi proferida pelo Professor Dr. Nelson Pretto, da UFBA, sobre a temática do seminário. O mediador foi o professor Dr. Marco Silva, da UNESA.

O objetivo geral do evento foi abrir espaços para a discussão das relações que se evidenciam entre a Formação de Professores e a Inclusão Digital. Na parte da tarde, às 13 horas e 30 minutos realizou-se um painel, com a participação da professora Dr.ª. Elizabeth Belfort , do IM-UFRJ e da professora Dr.ª. Raquel Villardi, da UERJ, sendo a mediadora a professora Dr.ª . Mônica Rabello.

No dia 6 de outubro, o seminário foi iniciado com um Painel, às 10 horas do qual participaram os professores Dr.ª Edméa Oliveira dos Santos da FGV on-line, Dr. Hugo Fuks da PUC/RIO e Dr. Fernando Mozart da Multirio, a mediadora foi a Dr.ª Estrella Bohadana. Na parte da tarde, foi apresentado um painel com dissertações de Mestrado da UCP e da UNESA, e a seguir Pôsteres de alunos/as da Graduação e do Mestrado, com a mediação respectivamente das professoras Dr.ª. Lina Cardoso Nunes e da Dr. ª Lucia Regina G. Vilarinho.

IV E-TIC

O IV E-TIC foi intitulado Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: perspectivas de pesquisa e realizou-se nos dias 8 e 9 de novembro de 2006. Reuniu 97 participantes.

Teve como objetivos: (a) debater perspectivas e desafios em Tecnologias na Educação e na Cibercultura; (b) promover um espaço de troca entre diversas instituições que trabalham com as TIC na Educação e (c) divulgar produções acadêmicas recentes na linha de pesquisa TIC nos Processos Educacionais.

A professora Dr.ª Alda Judith Alves – Mazzotti – coordenadora do Mestrado em Educação – fez o pronunciamento de abertura do evento, no dia 8 de novembro de 2006, às 10 horas. A palestra que iniciou o encontro intitulou-se Mapeamento do GT Mídia Educação do Estado do Rio de Janeiro e foi proferida pela Prof. ª Rosália Duarte da PUC/RIO, tendo como moderadora dos debates a Prof.ª Drª Mônica Rabello. Na parte da tarde , após o intervalo do almoço,  foi apresentada a mesa-redonda Educação online, tendo como moderador o prof. Dr. Marco Silva e como palestrantes Ângela Carrancho/UERJ, Claudia Capello/ FGV e Cel. Daniel Duarte de Carvalho/ CEP.

No dia 9 de novembro de 2006, tendo com moderadora a prof.ª Drª Estrella Bohadana, foram realizadas as apresentações da tese da recém-doutora Claudia Nobre e das dissertações dos mestres titulados pela UNESA. A seguir, foram apresentados os projetos em andamento dos mestrandos Luiz Alexandre da Silva Rosado, Francisco Moura Preto, Elizabeth Romero e Renata Borges.

Na parte da tarde tivemos a palestra de encerramento intitulada Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: entre o (neo)ludismo e a síndrome de Polyana, pronunciada pelo dr. Lucídio Bianchetti/ UFSC sendo moderadora a profª. Lucia Regina Goulart Vilarinho.

V E-TIC

O V E-TIC realizou-se nos dias 12 e 13 de novembro de 2007, no teatro principal do Campus Rebouças da UNESA e teve como tema Tecnologias Digitais na Educação: o futuro é hoje. Assim como em 2006, contou com apoio da FAPERJ.

A Profa. Drª. Maria Elizabeth B. Almeida, da PUC-SP, proferiu a palestra de abertura, tratando da temática do evento, oferecendo informações relevantes sobre o processo de implantação de computadores no Brasil, inclusive dos notebooks em redes de ensino, tratando, ainda, de percepções das crianças sobre as TIC e de como se apropriam dessas tecnologias  em seu cotidiano.

Na parte da tarde deste primeiro dia foram apresentados nove resumos de dissertações, aprovadas ou em andamento, vinculadas a diferentes programas de pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro (UNESA,  ERJ, PUC-Rio e UCP).

No segundo dia, na parte da manhã, foi realizada uma mesa redonda na qual participaram dois alunos do Mestrado em Educação da UNESA, a saber: Mayrton Bahia, professor e produtor musical, que presidiu a mesa; e Luiz Carlos Fonseca Machado, engenheiro e professor do CEFET-RJ, que abordou o tema Rádio Digital, objeto de estudo de sua dissertação. O terceiro participante da mesa, Eduardo Ochs, da PUC-Rio, tratou de particularidades dos softwares livres e o quarto integrante, Paulo C. Bittencourt, engenheiro e professor do CEFET-RJ, abordou questões que envolvem a implantação do sistema de TV Digital.

Na parte da tarde deste segundo dia, continuaram as apresentações de dissertações e mais nove alunos de diferentes programas de pós-graduação tiveram a oportunidade de expor e debater suas pesquisas.

Cabe afirmar que o V-ETIC se consolidou como espaço de debate para os alunos de pós-graduação stricto-sensu, uma vez que teve 18 artigos apresentados e disponibilizados em CD-ROM, material este que foi entregue a todos os participantes.

VI  E-TIC

 O VI E-TIC ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2008, tendo como tema Formação de Professores na Cibercultura. A conferência de abertura ficou sob a responsabilidade da Profª Drª Lúcia Santaella, da PUC/SP, e a de encerramento coube ao Prof. Dr. Bento Silva, da Universidade do Minho, Portugal. Contou, também, com uma Mesa Redonda sobre o tema Ambientes da Cibercultura e a Formação de Professores coordenada pela Profª Drª Guaracira Gouvêa, da UNIRIO, na qual participaram os seguintes profissionais: Alexandre Rosado; Alberto Thornaghi; Mayrton Bahia. Neste evento foram apresentadas 24 comunicações baseadas em estudos conduzidos por mestrandos e doutorandos no âmbito de seus programas de pós-graduação, umas concluídas em 2008 e outras em estágio bem adiantado para sua finalização. Essas comunicações, segundo sua vinculação institucional, assim se distribuíam: PUC-Rio – 2; UCP – 5; UFRJ – 3; UNESA – 12; UNIRIO – 1; USP – 1. A partir deste evento, a comissão organizadora criou uma página na internet http://etic2008.wordpress.com que, além de abrigar diversas informações vinculadas direta ou indiretamente ao VI E-TIC, oferecia um link para a íntegra de todos os artigos que foram apresentados em 2007 e 2008.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: